Clique aqui e escolha a sua no Site TonyGifsJavas.com.br

quinta-feira, 24 de março de 2011

Inteligência Espiritual

Ouvindo falar em inteligência espiritual fui em busca do assunto. Eu já conhecia a inteligência intelectual (QI), a inteligência emocional (QE) e descobri que uma cientista americana, Dra. Danah Zohar, física e filosofa, escreveu um livro sobre inteligência espiritual (QS). Ela afirma a existência de um terceiro tipo de inteligência, chamada "Ponto de Deus", responsável pelas experiências espirituais dos homens. O Ponto de Deus é uma área nos lobos temporais que nos faz buscar um significado para a vida, nos ajudando a encontrar valores espirituais e confere um sentido a nossa existência.
Nosso lado racional é aquele que nos ajuda a ter um raciocínio lógico, o outro, o emocional, nos permite fazer o raciocínio associativo, condicionado por hábitos e emoções. Segundo a Dra Danah, o QS permite criar situações novas, perceber, por exemplo, a necessidade de mudar de rumo, de investir mais num projeto ou de dedicar mais tempo à família.
"Nós usamos a inteligência espiritual quando nos sentimos num impasse, quando enfrentamos as armadilhas de velhos hábitos ou quando temos problemas com doenças ou sofrimentos. O QS nos mostra que temos problemas existenciais e nos aponta os meios de resolvê-los", explica a cientista.
A Dra. Danah afirma ainda, que as pessoas com QS são facilmente reconhecidas, porque: 

1. Praticam e estimulam o autoconhecimento profundo.
2. São levadas por valores, ou seja, são idealistas.
3. Têm capacidade de encarar e utilizar a adversidade.
4. São holísticas.
5. Celebram a diversidade.
6. Têm independência.
7. Perguntam sempre "por quê?"
8. Têm capacidade de colocar as coisas num contexto mais amplo.
9. Têm espontaneidade.
10.Têm compaixão.

Gente, conclui que as pessoas que têm QS desenvolvido, têm mais facilidade de encarar as dificuldades como oportunidades de crescimento espiritual, são capazes de ter "insights" em momentos em que outras não têm, e pensamentos criativos que possibilitam trabalhar as mudanças e a renovação interior. 
E voce, se identificou com o assunto? Faça o seu comentário.
Da minha parte percebi uma ótima oportunidade para reflexão. Beijão! ♥♥

Sobre o livro: QS INTELIGÊNCIA ESPIRITUAL - O "Q" QUE FAZ A DIFERENÇA, por Danah Zohar e Ian Marshall - Editora Record


0 comentários: