Clique aqui e escolha a sua no Site TonyGifsJavas.com.br

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Crescendo com a Mágoa

A Mágoa faz sofrer, mas também faz amadurecer porque é uma oportunidade de aprendermos a lidar com a culpa, com o medo, com a raiva e com toda a emoção que nos envolve quando nos sentimos ferido ou contrariado. É um momento de autoconhecimento para procurarmos entender qual o motivo das nossas atitudes e o significado espiritual desse sentimento na nossa vida.

Outra questão polêmica no caso da mágoa é o perdão. Isto porque quando nos sentimos ofendidos é natural criarmos um mecanismo de “auto-proteção” e responsabilizarmos o ofensor pelo nosso sofrimento. É preciso ter honestidade emocional e coragem para perceber que nós também tivemos participação na situação. Portanto, é possível que também tenhamos magoado e ofendido o outro.

Têm pessoas que carregam uma mágoa por toda uma existência, outras levam o sofrimento para outras vidas, outras, ainda, se enganam quando dizem perdoar, mas, no fundo, não esquecem. O ideal é não deixar o sofrimento criar raízes e procurar superar a mágoa ainda no começo.

Por outro lado, a superação da mágoa exige tempo, pois obedece a um ciclo onde nosso primeiro impulso é colocar a responsabilidade no outro, nos sentindo traídos, roubados e ofendidos. Mas a mágoa começa a incomodar...
Então, é chegada a segunda etapa, quando começamos a admitir culpa. É a fase do “se”: “se eu não tivesse respondido”, “se não tivesse dado ouvidos”, “se eu isso, se eu aquilo”.
Num terceiro momento, quando temos a seguinte percepção: “a dor é minha e não do outro”, “a mágoa faz mal para mim e não para o outro”, é a hora do perdão e do auto-perdão, é tempo de refletir qual é o aprendizado, deixar a mágoa ir e o ciclo se fechar.

Ermance Dufaux, no livro Escutando Sentimentos nos ensina: “Quem se ama, imuniza-se contra as mágoas, guarda serenidade perante acusações, desapega-se da exterioridade como condição para o bem-estar, foca as soluções e valores, cultiva indulgências com o semelhante, tem prazer de viver e colabora espontaneamente com o bem de todos e de tudo".

Que Jesus possa nos iluminar e nos inspirar nessa caminhada!  Beijão! ♥♥

2 comentários:

Ilma Gardenia disse...

Isso vai de encontro ao que penso, e até ao que aprendi nesses anos de doutrina, mas ainda me encontro no "terceiro momento" ! rsrs. Arrasou,Nany...

viviani barbosa disse...

falou e disse,tudo isso tem a ver com a minha história de vida e parei,pensei,refleti e vi que não adianta você ter mágoa de ninguém porque só faz mal pra você.e aprendi muitas coisa depois que entrei para esse mundo espírita,se soubesse disso antes não faria metade das coisas que fiz um dia.te adoro nany.