
O desejo também desempenha um papel muito importante nesse mecanismo, pois é ele que imprime ao pensamento a direção, a aparência, a forma e até a coloração da criação fluídica.
Assim, se um indivíduo sente ódio do outro e deseja matá-lo, por exemplo, seu pensamento reproduz a ação no éter cósmico, e a forma-pensamento pode ser específica, com a forma de uma arma, de um raio, de um monstro, ou indefinida e disforme expressando apenas o sentimento pelo qual foi criada. Segundo Kardec, em A Gênese, a ideia de matar o outro é posta em ação pelo pensamento, e embora o corpo material se conserve impassível, seu corpo fluídico executa o gesto, e a cena inteira se desenrola no plano espiritual, como num quadro.
Mas não é só o pensamento negativo que se materializa, os pensamentos e ideias alegres e positivas formam estruturas saudáveis e luminosas. Nos aposentos onde as pessoas oram e meditam, por exemplo, podemos encontrar essas estruturas luminosas, em forma de corações, sorrisos e flores, e quando disformes, com cores agradáveis e salutares.
É importante lembrar que somos nós mesmos que alimentamos essas criações mentais com nossos atos e intenções e que portanto, podemos modificá-las com a nossa renovação interior. Beijão! ♥♥