
Quando crianças, expressamos livremente nosso descontentamento, porém, somos educados a controlar esse sentimento e, quando adultos, vamos aprendendo a engolir a raiva e ela acaba se transformando em ressentimento.
Algumas vezes nos sentimos vítimas eternas de velhas questões que podem estar unicamente em nossa memória e, ficamos esperando uma retratação ou um pedido de desculpas. Em outras, só pensamos em revidar e ficamos obcecados pelo desejo de vingança, fechando o coração para qualquer tipo de reconciliação. Em ambos os casos nos tornamos escravos do ressentimento que pode, inclusive, se estender para outras encarnações.
O antídoto mais eficaz contra o ressentimento é o perdão. Perdoar, nos liberta e trás de volta a paz de espírito, e o equilíbrio emocional.
E cabe aqui um velho ditado: "É preferível prevenir do que remediar", e a prevenção contra o ressentimento é a auto-estima. Quando a nossa opinião sobre nós mesmos for mais importante que a opinião que os outros têm de nós, estaremos protegidos contra a raiva, a mágoa e o ressentimento. Beijão! ♥♥